.

.

domingo, 18 de setembro de 2016

O mundo da Tecnologia da Informação: ontem, hoje e amanhã Gestão de Tecnologia da Informação computação, computadores, engenharia, gestão de TI, indústria, tecnologia

Você já parou para imaginar o que seria o mundo sem a Tecnologia da Informação? Essa é uma ciência antiga e já passou por muitas "ondas". O dinamismo é grande, pois a todo momento surge uma nova tecnologia que impulsiona o mercado.

Estudar sobre Tecnologia da Informação (TI) é um misto de necessidade e prazer.

Em qualquer área ou necessidades do cotidiano das pessoas, a TI está presente. É difícil imaginar a resolução de problemas ou a conviência na sociedade sem a utlização dos recursos disponibilizados pela TI. O fato é que muitos destes recursos se tornaram essenciais.

Como surgiu a tecnologia da informação?

A teconologia da informação evoluiu muito. Se explorarmos bem a história, é possível abordar desde a criação da eletricidade, por Tales de Mileto em 700 a.c., com a publicação do tratado sobre eletricidades em 1873. A partir daí foi possível a criação dos equipamentos de comunicação. A percepção que se tinha é que as máquinas poderiam imitar o poder da mente.

Uma das mais importantes invenções da história da TI trata-se da prensa para impressão topográfica, de autoria de Johann Gutenberg.  Após anos de experiências, em 1445 ele conseguiu imprimir a bíblia com 1282 páginas escritas em latim.

A ciência da computação é decorrente de uma necessidade humana, pois naturamente o homem buscou a computação. Exemplo disso foi o desenvolvimento de maneiras de prever o movimento de corpos celestes por astrônomos da antiguidade. O uso da aritmética sempre foi uma habilidade que auxilia o homem a interpretar o mundo e a era da computação surgiu quando o homem procurou ultrapassar os limites práticos da aritmética.

Criação de máquinas de somar, caixas registradoras e posteriormente o surgimento de ‘programas’ de computador, por volta de 1830, antes mesmo do computador, retratam as primeiras experiências. Durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu o avanço para os computadores eletrônicos modernos – máquinas gigantes – que surgiram e que trouxeram a noção de um computador universal. Esses são os computadores cujo conceito ainda movem o mundo atual.

O que mudou?

Atualmente é possível verificar que houve uma grande revolução tecnológica. Das gigantes máquinas criadas, o salto foi para os pequenos aparelhos móveis com grande potencial de gerir informação. As pessoas respiram tecnologia e grande parte das operações e interação humana, hoje provêm dos meios de comunicação. Com o advento de dispositivos móveis como os smarphones, tablets e afins, a informação começou a fluir com mais facilidade.

Recursos e equipamentos como GPS, RFID, Impressora 3D, TV digital, conceitos de inteligência aplicados em carros, casas, roupas e ambientes eram inimagináveis. Vivemos em plena era da Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) onde a ideia é ligar os objetos de uma forma sensorial e inteligente. É o boom da conectividade. A existência de drones, pequenos equipamentos móveis – servindo para realizar tarefas arriscadas ou ferramentas para trabalho que as pessoas não querem realizar – são o ponto alto da TI em tempos modernos.

O processo de aprendizagem também sofre grandes influências desses avanços tecnlógicos. Não dá mais para utilizar apenas os meios tradicionais para transmitir e compartilhar conhecimento. O conceito de aprendizagem ubíqua (u-learning) é cada vez mais aplicado nos ambientes de salas de aula, em que os estudantes utilizam livros eletrônicos através de computadores pessoais. Diversas escolas oferecem o tablet mediante matrícula em seu estabelecimento. No entanto, ainda se questiona quais os efeitos da utilização deste ambiente no processo de aprendizagem.

O que devemos esperar?

A sociedade vive em plena era da revolução tecnológica, passando por diversos estágios. Essa busca por coisas novas, provocadas pela competição acirrada de empresas, instituições acadêmicas e conhecimento pessoal, no mercado, é uma fonte inesgotável para o ecossistema de inovações. O investimento em técnicas de criatividade, estímulo à pesquisa e diversos meios de explorar a capacidade humana mantém a sociedade voltada para a busca contínua de informação. A realidade da internet das coisas é uma tendência, pois tudo provavelmente estará conectado.

Entretanto, apesar de parecer que a tecnologia da computação tenha amadurecido e se tornado onipresente e ilimitada, os pesquisadores buscam inspiração na mente, em sistemas biológicos e física quântica. A mente humana é verdadeiramente a maior propulsora da tecnologia da informação. O que está por vir? É praticamente impossível imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário