.

.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Os princípios fundamentais da tatuagem

Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração.
Os primeiros instrumentos
Os primeiros métodos de tatuagem usavam palitos, pregos, cinzéis e outros objetos pontiagudos para cortar ou perfurar a pele antes de injetar os pigmentos. Algumas tribos do Ártico e do Subártico criavam tatuagens ao passar sob a pele um fio coberto de fuligem.
A máquina de tatuar continua relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel O'Reilly, no final do século 19. O'Reilly baseou seu projeto na impressora autográfica, uma máquina de gravação inventada por Thomas Edison. Edison criou a impressora para gravar sobre superfícies duras. O'Reilly modificou a máquina de Edison ao alterar o sistema de tubos e sua unidade oscilatória eletromagnética móvel para permitir que a máquina movimentasse a agulha.
As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos:
uma agulha esterilizada
um sistema de tubos, por onde passa a tinta
um motor elétrico
um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha


Uma máquina de tatuar requer um vibrador magnético para movimentar a agulha para cima e para baixo. Clique aqui para ver como a máquina é montada.
Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.
Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório
Uma máquina de tatuar faz uma perfuração cada vez que vai injetar uma gota de tinta na pele. Visto que qualquer perfuração tem o potencial de infecção e transmissão de doenças, grande parte do processo de aplicação dá prioridade à segurança. Os tatuadores usam esterilização, materiais descartáveis e higienização das mãos para se proteger e manter seguros seus clientes.
Para eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, entre os quais tintas, frascos de tintas, luvas e agulhas, precisam ser descartáveis. Muitos itens descartáveis vêm em embalagem estéril, que o tatuador abre na frente do cliente antes de começar a trabalhar.
A autoclave esteriliza os equipamentos de tatuagem antes de cada uso
Materiais reutilizáveis, como o tubo e a barra da agulha, são esterilizados antes de cada uso. O único método de esterilização aceitável é a autoclave, uma unidade de calor/vapor/pressão que costuma ser usada em hospitais. A maioria das unidades tem um ciclo de 55 minutos e mata todos os organismos presentes nos equipamentos. Para isso, uma autoclave usa tempo, temperatura e pressão em duas combinações distintas:
uma temperatura de 121 ºC sob 10 libras de pressão durante 30 minutos
uma temperatura de 132 ºC sob 15 libras de pressão durante 15 minutos

Tempo e dinheiro
Uma tatuagem pequena - menos de 2,5 cm - custa de R$ 100 a R$ 215. Tatuagens personalizadas e desenhos maiores são mais caros, e a execução de desenhos elaborados pode requerer várias sessões. Preços para desenhos elaborados dependem apenas do mercado, segundo os tatuadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário